Blog Empório das Patas – Dicas, curiosidades e muito mais para seu pet

Yorkshire Terrier – Tudo o que você precisa saber sobre a raça

Yorkshire Terrier Filhote
Yorkshire Filhote

A raça Yorkshire é uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, e sua história começa no século 19 onde era utilizada como cão de caça de ratos e animais de toca. O Yorkshire é uma raça criada em York, na Inglaterra, e derivada do Clydesdale Terrier e/ou Paisley Terrier, Cão escocês preto e cor-de-fogo cruzada com outras raças com Broke-Haired Terrier, atualmente desaparecido, e Cairn Terrier, Bichon maltês para finalmente chegar ao padrão de 1898, após seu nome ter sido adotado em 1886 pelo Kennel Club. Foi miniaturizado a partir de 1930 nos Estados Unidos e na Europa. Ao longo dos anos, o Yorkshire Terrier se tornou um cão de luxo e hoje em dia é o cão miniatura mais popular do mundo!

Seu tamanho geralmente varia de 20 – 24 centímetros de altura e seu peso de 2,3 – 3,5 kg, embora existam exemplares ainda menores (miniatura) de 1,3 kg e com altura que varia de 15 – 17,5 centímetros.

Temperamento do Yorkshire Terrier e dicas para a sua criação

O Yorkshire Terrier é um excelente cão de companhia, repleto de vida, amoroso, impulsivo, corajoso, autoconfiante, porém teimoso e com uma personalidade muito forte. Requer uma educação rigorosa ainda filhote para poder ser controlado na fase adulta. De acordo com classificação geral de adestramento canino, o “Yorkie” é um animal que apresenta desafio de obediência moderado a donos inexperientes. Considerado extremamente afetuoso, o Yorkshire é capaz de conviver com crianças, embora não aprecie o convívio com outros cães, já que é um animal territorial. Esses charmosos cães de companhia costumam ser bem persistentes quando querem algo, assim como podem ser muito carentes quando mimados.
Muito ladrador, o Yorkshire Terrier é visto como um bom cão de guarda, sempre alerta e atento, capaz de dar o sinal ao menor dos ruídos – ou seja, é um cão que costuma latir. Não tolera a presença de pessoas estranhas em seu ambiente. O Yorkshire adapta-se bem à vida em apartamento mas seu temperamento ativo e esportivo requer exercícios constantemente. É preciso disposição do tutor para passeios, brincadeiras e para acompanhar sua hiperatividade – que começa ao acordar e termina apenas na hora de dormir. O Yorkie não tem como preferência ficar no colo de seu dono porém não aprecia passar muito tempo sozinho. Para uma pelagem saudável, recomenda-se escovações diárias e banhos semanais, secando bem os pelos para evitar proliferações bacterianas.

Rações Específicas para Yorkshire

Hoje diversas marcas produzem rações específicas para cães da raça Yorkshire. Abaixo vamos listar algumas disponíveis (fique atento que existem opções para filhotes e cães adultos) :

 

Sair da versão mobile