Seu amigo precisa de uma ração de gato que oferte todas as vitaminas que ele precisa. Escolha qual a melhor para o seu

A escolha correta da ração para gatos não é tão simples quanto parece, e o certo é você recorrer a um médico veterinário para ele te ajudar.

Neste post vamos explicar os principais tipos de rações que existem e quais os pontos de atenção que você precisa ter.

O primeiro ponto é entender que existem diferenciações entre a qualidade, apresentação, idade do pet e finalidade nas rações.

Quando falamos em idade do gato, são praticamente 3 tipos de ração que existem:

  • Rações para gatos filhotes, normalmente com menos de 1 ano de vida;
  • Rações para gatos adultos, entre 1 e 7 anos de vida;
  • Rações para gatos maduros ou sênior, para gatos com mais de 7 anos de vida.

Ração para gato úmida vs. Ração Seca

Principalmente nos gatos, há uma grande diferença entre as rações úmidas e secas.

As rações úmidas possuem uma finalidade muito importante que é aumentar a ingestão de água dos gatos, já que eles tendem a ter mais problemas renais que os outros Pets.

Além disso, os gatos são mais seletivos em relação aos alimentos, e normalmente podem rejeitar as rações secas. Como as rações úmidas são mais palatáveis, elas podem ser uma boa opção caso seu gato apresente resistência para se alimentar.

Agora vamos falar em termos de qualidade da ração.

Tipos de Qualidade de rações para gato

São 3 tipos de qualidade diferente de rações de gatos existentes no mercado.

  • Ração standard:É a ração mais econômica, mas o baixo custo deve-se a uma combinação de ingredientes de qualidade inferior, além da ração apresentar mais base vegetal e com proteínas de baixa qualidade que são de difícil absorção pelo organismo felino. Nesta opção, as fabricantes costumam não especificar na embalagem qual o tipo de ração. Entre as variedades disponíveis, ela é a menos indicada aos felinos pelo baixo valor nutricional que possuem. O volume de fezes, a saúde e a qualidade dos pelos do seu gato podem ser prejudicados com esta ração. Estas rações de qualidade inferior também podem gerar alterações renais em seu gato.
  • Ração premium:A ração premium é superior a ração standard e já possui uma qualidade melhor de ingredientes, mas ainda sim possui uma grande quantidade de ingredientes de origem vegetal, como grão, em sua composição. Na maioria das rações você encontrará a especificação de premium escrita na embalagem, mas é sempre recomendado que você avalie a tabela nutricional. Um aspecto negativo é que esse tipo de ração costuma ter conservantes e corantes artificiais que são prejudiciais para a saúde do gato.
  • Ração super premium:A melhor opção disponível no mercado é a ração super premium que é produzida como ingrediente principal de base animal e também apresenta como benefício proteínas de maior qualidade e, portanto, mais digeríveis, fazendo com que o felino absorva muito mais os nutrientes. Como ponto negativo está o valor, que é mais elevado que as anteriores devido ser uma ração de qualidade superior e balanceada de acordo com as necessidades dos gatos.

Além dessas classificações acima existem outras que você precisa se atentar. Vamos abordar mais abaixo.

Rações Medicamentosas para Gatos

As rações medicamentosas para gatos devem ser recomendadas pelo seu médico veterinário, e elas tem a finalidade de auxiliar em algum tipo de tratamento de saúde. As principais classificações destas rações são:

  • Rações para obesidade;
  • Rações para tratamento de diabetes;
  • Rações para tratamento renal;
  • Rações para gatos com problemas urinários;
  • Rações para gatos com problemas intestinais;
  • Rações para gatos com saúde muito debilitada;
  • Rações para gatos com problemas de pele;
  • Rações para gatos com problemas na tireoide;
  • Rações para gatos com stress.

Além dessas você também encontra no mercado rações que ajudam a prevenir a formação de bolas de pelos.

Principais Fabricantes e Marcas de Rações para Gatos

Os principais fabricantes e marcas são Premier (Premier Gatos e Golden), Total Alimentos (Equilíbrio e Nero), Hill, Farmina (N&D, Matisse, Vet Life), Purina  e Hills.

Comentários Fechados.