Sumário
Se você tem dúvidas sobre as frutas que seu pet pode ou não comer, veja este artigo e tire todas as suas dúvidas
Fruta para cachorro. Sabe aquela hora que você pega uma frutinha para comer e seu pet já brota do lado com aquela carinha pedindo?
Pois bem. Não são todas as frutas que o seu cãozinho pode comer. Algumas fazem mal e podem até causar problemas bem mais sérios. Fique por aqui e acompanhe tudo sobre frutas para cachorro.

Cachorro pode comer fruta?
Pode e deve. Elas fazem bem para a saúde do animal além de ajudar naquela diversidade de sabores que os nossos aumigos tanto amam. Frutas são nutritivas e podem ser oferecidas como petiscos, por exemplo.
A única questão é que o organismo do animal é diferente do nosso, por isso algumas particularidades da fruta como a acidez, podem prejudicar e até trazer doenças graves.
Fruta para Cachorro – O que NÃO pode
Abacate
NUNCA. A fruta possui uma enzima que é bem tóxica aos animais. Apesar de ser docinho e ter um sabor convidativo, é totalmente proibido. O abacate vai causar vômito e diarreias bem intensos. Isso pode causar desidratação e até mesmo o óbito. Então, se ele comer abacate por acidente, fique de olho e corra para o hospital caso ele apresente algum destes sintomas.
Cereja
NUNCA. A fruta é tóxica para o cão. A toxicidade da cereja altera as células vermelhas no sangue e pode causar falta de oxigenação no cérebro.
UVA
NUNCA. Também tóxica e que faz bastante mal. Apesar de ser menos tóxica que a cereja, por exemplo, a uva pode causar convulsão, diarreias e vômito. Em alguns casos, o seu aumigo pode até ter que passar por uma internação.
Fruta para Cachorro – Ofereça com Cuidado
Abacaxi
O ph do estômago do cachorro é bem mais sensível. Então, evite frutas ácidas, para evitar gastrite.
Laranja e Mixirica
Frutas que podem ser dadas, mas com cuidado.
Framboesa
Em grande quantidade, pode se tornar tóxica. Se ele comer muita framboesa, pode desenvolver problemas hepáticos.
Mamão
Apesar de não fazer mal, a fruta solta o intestino. Então cuidado com a quantidade da fruta que você oferece ao seu amigo.
Melancia e Pêssego
Pode até dar, mas tome cuidado com o caroço. Além disso, o pêssego pode ser tóxico para o pet. E, caso ele venha a engolir o caroço do pêssego pode machucar.
Assim como os caroços da melancia. Dependendo do tamanho do animal, a quantidade de caroços podem ser de difícil digestão pelo suco gástrico. O que vai causar bastante incomodo.
Fruta para Cachorro – O que está liberado
Antes de falar das frutas que estão liberadas é interessante fazer uma ressalva: quando o cachorro é pequeno, como o poodle, o Shih Tzu ou o Lhasa Apso, é interessante você entender que ele deve comer apenas 1 décimo do que nós comemos. Qualquer fruta em excesso para cães pequenos de até 6 quilos pode causar problemas.
Pode oferecer essas frutas 1 vez por dia ou até 2 vezes por dia ou quando ele pedir. Essas frutas são bem docinhas e vai fazer o seu aumigo bem feliz.
- Amora
- Banana
- Goiaba
- Maça
- Melão
- Morango
- Pera
Uma outra dica interessante é que você ofereça essas frutas em um pote diferente do que ele come a ração. Isso pode condicioná-lo a entender que sempre vai ter algo acompanhando o alimento principal. Ofereça em outro potinho como uma sobremesa, mesmo.
Quer saber tudo o que o Dr. Felipe fala sobre fruta para cachorro? Veja também este vídeo!