Você sabe como medir a febre em seu gato? Diferente de nós humanos que facilmente pode-se perceber se estamos com febre, com os gatos é um pouco diferente. Você não pode identificar se um gato esta com febre apenas se seu focinho esta quente ou seco. A única maneira certeira para saber se um gato esta com febre é tirar sua temperatura. É importante reforçar que nos primeiros sintomas de febre você deve levar seu gato ao médico veterinário.
A temperatura normal dos gatos varia de 38º a 39,5 graus Celsius. A febre em gatos pode ser considerada quando a temperatura fica acima dos 39.55 graus. Embora a febre seja uma resposta natural do organismo do gato e úteis na luta contra a doença, quando ela é superior a 41.5 graus pode danificar órgãos internos e prejudicar ainda mais o animal. Abaixo vamos explicar melhor sobre as causas, sinais e sintomas de febres em gatos e o que você precisa saber para medir a temperatura e cuidar do seu gato.
Sumário
Principais causas de uma febre em gatos
Primeiro é necessário entender a diferença entre aumento de temperatura dos animais. A hipertemia é o aumento da temperatura do corpo do gato e pode ser o resultado de atividade física intensa, ou mesmo pelo fato do gato estar em um ambiente muito quente, mas não quer dizer que ele esteja com febre. A hipertemia é muito comum em grandes felinos. Já a febre é um tipo específico de hipertermia regulada, e ela é o resultado quando o sistema imunológico é ativado por condições como:
- Uma infecção bacteriana, viral ou fúngica;
- Infecção por vermes de gatos;
- Um tumor;
- Lesão por trauma;
- Utilização de certos medicamentos;
- Doenças como o lúpus.
Quando a febre dura mais de duas semanas sem motivo aparente é chamada de febre de origem desconhecida (FUO).
Com identificar sinais de uma febre em gatos
Uma das maneiras mais fáceis de saber se seu gato esta com febre é ficar atento a mudanças bruscas de comportamento. As doenças que causam febre em gatos também podem causar certos comportamentos que lhe ajudaram a identificar a febre. As febres combatem a doença estimulando o sistema imunológico e diminuindo o crescimento de bactérias e vírus. Observe se seu gato apresenta algum destes sinais abaixo:
- Perda de apetite;
- Falta de energia ou ausência de atividade diária;
- Diminuição das brincadeiras;
- Vômitos ou diarreias;
- Tremedeiras;
- Respiração ofegante.
Estes sintomas também podem ser relacionados a outras doenças que seu gato pode apresentar. Você também pode medir a temperatura correta do seu gato com um termômetro retal de uso veterinário. Você pode encontrar este termômetro facilmente a venda na internet.
Cuidado e atenção em caso de febre
Quando os gatos que exibem sinais de febre por mais de um dia ou se a febre estiver acima de 41,5 graus você deve levar seu gato imediatamente ao médico veterinário. Ele é o profissional mais indicado para identificar o que esta causando a febre no seu gato, e então tomar as medidas necessárias para resolver o problema. Se febre for causada por uma infecção bacteriana por exemplo, serão necessários remédios antibióticos. Nunca dê medicação de humanos para seu gato sem o consentimento do seu médico veterinário, pois alguns medicamentos para a febre, como o paracetamol, são tóxicos e muito prejudiciais para os gatos.
Aqui no Empório das Patas, você pode encontrar os melhores produtos para seu Gato, confira!