Fazer as necessidades no lugar certo é um dos maiores desafios dos pais e mães de pets

Neste artigo, vamos ensinar os passos e segredos para você entender como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo!

Ao adotar ou comprar um cão, muitos donos enfrentam o primeiro desafio: ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo.

Essa questão exige um pouco de paciente dos donos e também algumas dicas mais profissionais. O treinamento e adestramento do cão são importantes para ele saber o que pode e o que não pode fazer, afinal, se você não ensiná-lo não tem como ele saber que determinada atitude é indesejada.

Como ensinar o cachorro de forma correta – Planeje o lugar

Primeiro, é preciso definir onde será o local certo as necessidades do seu pet. É essencial que esse lugar seja separado do local do comedouro e bebedouro e também afastado da caminha dele.

Também é importante que seja um local no qual ele tenha acesso mesmo no período noturno. Cuide para manter estes locais separados. Se você deixar tudo em um ambiente só, ele tende a comer as fezes, para manter mais limpo.

Mostre ao pet o local correto das necessidades

Após separar um local adequado  é preciso que você mostre para ele qual é esse lugar. Mostre para ele a diferença de textura do jornal ou do tapete higiênico, fazendo com que ele entenda que aquele é reservado para fazer cocô e xixi.

O controle da estrutura que permite segurar o xixi só será possível depois de um ano de vida, portanto, até essa idade é possível que ele faça xixi em todo lugar.

Para ensiná-lo leve ele várias vezes ao local escolhido e fique com ele lá. Nada de bater no neném, ok? O tom da sua voz já vai mostrar que você não está contente.

Comemore! Isso vai incentivar seu pet

Quando o cachorro fizer as necessidades lugar certo é importante que você demonstre. Para isso, comemore, ofereça recompensas como petiscos ou brinque com ele nesse momento.

Comemorar essas pequenas vitórias faz com que o animal perceba que você ficou feliz com a atitude dele.

Não brigue com o pet de imediato

Já quando o animal faz algo indesejado o mais comum é brigar imediatamente com ele. No entanto, especialistas afirmam que para o animal essa briga é vista como receber atenção do dono, o que para ele é positivo.

O indicado então é ignorar as atitudes erradas e enaltecer as corretas. Caso o animal seja adestrado e tenha uma ação para demonstrar punição, pode ser interessante utilizá-la para esse momento.

Use o próprio xixi para mostrar o local correto

O próprio cheiro pode ser usado para indicar para o animal qual é o local correto para ele fazer cocô e xixi. Essa abordagem de ensino pode ser usada no começo até que ele aprenda pelo local onde ele deve se aliviar. Entretanto, é importante que o local não fique sujo, portanto a limpeza das fezes é fundamental para a higiene do animal e do ambiente. Você também pode utilizar tapetes higiênicos para facilitar

Paciência ao ensinar o filhote a fazer necessidades no lugar certo

Quando você tem um novo pet é fundamental ter paciência para ensiná-lo quais são as atitudes corretas, seja para que ele aprenda onde fazer cocô e xixi, mas também para que ele aprenda a não latir em excesso, a não subir nos móveis, não sair em disparada durante passeios etc.

No geral, saber medir o momento de comemorar as conquistas do animal e ignorá-lo quando ele fizer coisas erradas é o caminho para que com o tempo ele aprenda o que pode e o que não pode fazer.

Agora que você já conhece como ensinar seu cachorro a fazer necessidades lugar certo é hora de partir para ação e começar a colocá-las em prática!

Se você tiver alguma dúvida, pode nos mandar um email. Teremos o maior prazer em te ajudar. O empório das Patas é um Pet Shop online preparado para te auxiliar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.