Muito conhecida, a erva de gato, ou como é chamada no exterior – Catnip, é uma plantinha que traz diversos benefícios e efeitos no corpo de nossos gatos. Se você gosta de comprar brinquedos para os seus pequenos, já deve ter encontrado algum que possuía a erva na fórmula, por exemplo.
A erva gateira, que teve origem na Europa e na Ásia, tem um cheiro super especial e que faz os felinos ficarem mais alegres e relaxados. Que tal, nesse texto, entender mais detalhes sobre essa plantinha e como o seu gato pode se beneficiar com o uso?
Sumário
Utilizando a erva gateira na rotina de seu gatinho
Muitos acreditam que a erva gateira traz malefícios aos gatos, principalmente porque alegam que essa planta é como uma droga (tal qual a Cannabis para os humanos ou o tabaco). Os efeitos de euforia e agitação causados pela substância da erva de gato, embora pareçam intensos, não fazem mal.
Tudo isso acontece por conta de uma substância chamada Nepetalactone, e ela traz apenas benefícios ao corpo do gatinho, desde que a erva seja usada na quantidade correta e na forma certa.
Lembramos ainda que a erva de gato não é, em nada, viciante. Ela apenas passa a não fazer mais efeito se o tutor do gatinho oferecer a mesma em grandes quantidades ou por muito tempo, já que o corpo do bichano fica saturado da substância.
Caso o seu pequeno peludo tenha comportamentos agressivos com desconhecidos, ou mesmo não goste de praticar atividades físicas, a Erva de Gato pode ser uma ótima maneira de impulsioná-lo a ter um uma abordagem mais ativa e feliz. Tranquilizando e alegrando o bichano.
Se usada uma vez por semana, a erva pode ter inúmeros benefícios, e sobre eles, comentamos mais abaixo.
Os efeitos da erva de gato e benefícios da aplicação
Costumeiramente, a erva de gato é colocada em arranhadores, mas pode ser aplicada em qualquer brinquedo ou ambiente onde o gatinho esteja. Alguns dos efeitos são:
- Hiperatividade e animação, fazendo com que o gato balance a cabeça e o rabo com mais frequência e intensidade;
- Relaxamento e calma, principalmente em gatinhos que costumam manifestar comportamentos agressivos;
- Liberação de mais saliva;
- Aumento da atividade física, se refletindo em pulinhos, entre outros comportamentos;
- Alguns gatinhos têm efeitos engraçados, e se aproximam do brinquedo que possui a erva de uma maneira quase que sexual, cortejando e manifestando real atração pelo item.
A Catnip ainda pode ser utilizada para fazer com que o gato se atraia por brinquedos, almofadas e coisa do tipo. Onde a erva está presente, o gato tem mais chances de estar presente. Por isso, passar a substância em arranhadores é uma ótima forma de educar os pequenos, para que parem de arranhar móveis por exemplo.
Uma informação bem importante que devemos passar é que cerca de ¼ dos bichanos são completamente imunes aos efeitos da erva. Alguns são mais resistentes, ou têm efeitos mais leves, e alguns são bem sensíveis. Analise bem a forma que seu gatinho se manifesta e proponha a aplicação na medida certa.
Existe algum efeito colateral no uso de Catnip?
A Erva Gateira tem efeito em seu gatinho quando inalada, e não deve ser ingerida em nenhuma hipótese. Caso o faça, o corpo do bichano pode reagir de diversas formas, como manifestando enjoo, vômitos e diarreias. Por isso, é interessante deixar o pote de erva bem distante do alcance do seu gato.
Se perceber que o gatinho acabou ingerindo a erva, recomenda-se dar água e manter o bichano em um ambiente calmo, até que os efeitos colaterais passem. Fora essa possibilidade, não existe qualquer outro efeito colateral.
Como foi dito mais acima, a erva não causa vício, e o uso recomendado deve ser espaçado, a fim de que os efeitos se mantenham intensos no corpo do bichano e ele não fique saturado da substância psicoativa.
Foto de Immortal Shots no Pexels