Aquele suco geladinho e refrescante, tão bom pra gente… faz bem para o seu pet?

Em um dia de calor o que a gente mais anseia é por um suco refrescante. Se for de maracujá, então. Agora, será que cachorro pode tomar suco de maracujá?

A resposta é: NÃO! Na verdade, o cão não pode e não deve tomar suco de nenhum tipo, principalmente os ácidos. Mas, eu vou explicar melhor para você entender porque dar suco para cachorro pode ser prejudicial.

Antes de mais nada, eu escrevi um conteúdo sobre frutas para cachorro. Recebo muitas dúvidas sobre isso e escrevi o conteúdo. A máxima de oferecer sucos para o cachorro é bem semelhante.

Cachorro pode tomar suco de maracujá? Por que, não?

Na verdade, a dinâmica de alimentação do seu aumigo, vai depender muito de como você lida com a criação dele. Se o seu cachorro já está acostumado a comer coisas mais comuns, certamente ele vai adorar o suco.

Contudo, é preciso tomar cuidado. Eu não recomendo ofertar sucos em geral aos cães porque aumenta rapidamente a glicemia deles e pode causar diabetes.

Um outro agravante é que se o suco for ácido, pode causar gastrite, já que a mucosa gástrica dos cães e dos gatos é bem mais sensível que a dos humanos.

Além disso, o ph deles é bem mais ácido naturalmente. Se você oferece um suco que também tem acidez, imagina a bomba dentro do organismo do seu cão.

Perigos do maracujá para o cachorro

Uma coisa que é interessante falar é justamente o fato de não existir regras. Se o seu cachorro já consome e gosta de maracujá, tome cuidado com a quantidade. Tente ir diminuindo aos poucos, para que ele não tenha problemas futuros.

Agora, um fato que quero alertar é o seguinte: muito cuidado com as sementes do maracujá. Elas podem causar problemas ainda maiores para o seu pet. Se ele comer as sementes, pode sofrer intoxicação pelo cianeto (mesmo que em pequena quantidade). Caso o seu cão tenha:

  • letargia
  • vômito
  • Diarreia
  • Convulsões

Ele pode ter sofrido uma intoxicação. E, infelizmente, em alguns casos pode levar o cãozinho a óbito.

Males de oferecer maracujá para o cachorro

Apesar do maracujá não ser um alimento tóxico (com exceção das sementes), ele pode causar danos negativos à saúde do cão.

Se seu amigo de 4 patas adora um suquinho, explique para ele os motivos:

Conservantes: Sucos industrializados possuem substâncias que podem ser prejudiciais ao cão

Sementes: Separar a semente da polpa é um trabalho bem árduo. Oferecer a fruta com semente pode levar o cão à morte.

Açúcar: Tanto o da fruta quanto o para adoçar pode fazer mal ao seu aumigo.

Acidez: Outro fator de extremo perigo para o sistema digestivo dos pets. Pode causar uma gastrite que vai fazer cãozinho sofrer bastante.

Maracujá acalma o cachorro?

O que pode acalmar mesmo o cão, assim como nós humanos, são as propriedades presentes na planta do maracujá, especialmente nas folhas. Para oferecê-las ao cão, seria necessário um preparo diferenciado.

Por isso, o mais indicado é oferecer petiscos preparados com as substâncias presentes no maracujá. Assim, você terá mais tranquilidade quanto à qualidade da alimentação do seu cão e evita prejudicar a saúde dele, de alguma maneira.

Cachorro pode tomar suco de frutas?

Se o seu pet gostar de tomar sucos, pode oferecer de vez em quando. Mas, tenha o máximo de cuidado. Evite dar sucos industrializados. Os conservantes dos produtos podem fazer muito mal ao sistema digestivo do seu aumigo.

O mais recomendado é comparar com as frutas que ele pode comer. Por exemplo, a manga é uma fruta que o cão pode comer. Sendo assim, não fará mal oferecer uma tijela de suco, desde que ele seja preparado sem açúcar.

Comentários Fechados.