A anemia é uma complicação causada pela perda de sangue, remoção, destruição acelerada ou diminuição da produção dos glóbulos vermelhos dos cães. Ela é uma complicação comum e frequentemente e os tutores se deparam com a situação em seus cães. Mas mesmo que seja um problema comum, a anemia é grave, podendo gerar apatia dos cães e caso não seja devidamente tratada pode levar a problemas mais sérios, como o comprometimento do funcionamento dos órgãos internos do animal e até óbito do animal
Existem 3 tipos de anemias em cães que são mais comuns: a anemia regenerativa hemorrágica que ocorre quando há muita perda de sangue (hemorragias) por algum trauma, tumores ou doenças como a parvovirose, a anemia regenerativa hemolítica onde há destruição e perda das hemácias do animal e a anemia arregenetiva por depressão da medula óssea, diminuição da produção de hormônios em casos de doença renal crônica, que normalmente é decorrente de alguma outra doença.
Sumário
O que causa a anemia em cães?
Pode ser causada por diversas razões, por isso é extremamente importante levar seu cão a um médico veterinário para diagnosticar o que está gerando anemia em seu cão. Entre as causas mais comuns de anemia estão:
- Verminoses;
- Pulgas;
- Carrapatos;
- Piolhos;
- Doenças renais;
- Doenças como a parvoviroses e erliquiose;
- Inflamação da medula óssea
- Traumas e rompimentos de órgãos internos, como fortes batidas ou atropelamentos;
- Intoxicações por veneno ou por alimentos;
- Alimentação inadequada.
Quais os sintomas de anemia em cães
Para identificar se seu cão está com anemia, é importante você se atentar aos sintomas da complicação. O principal sintoma da anemia é a apatia do cão (mudança comportamental) e falta de apetite. Outros sintomas que seu cão pode apresentar são cansaço e dificuldade em realizar exercícios, febre, tontura, palidez, palpitações, sangue nas fezes e alterações gastrointestinais. Se seu cachorro estiver apresentando estes sintomas, leve-o imediatamente ao médico veterinário.
Como diagnosticar a anemia em cães
O primeiro passo é a análise clínica por um médico veterinário para entender quais os principais indícios da anemia. Com base nessa análise, o médico veterinário determinará qual o exame necessário, podendo ser o mielograma, exames de sangue (hemograma e pesquisa de hemotozoários) e fezes (coproparasitológico) para identificar a presença de vermes e protozoários, ou até mesmo o raio-x para identificar possíveis fraturas no animal. Em alguns casos a anemia pode ser secundária a outro problema e nesses casos são necessários outros exames para o diagnóstico (ultrassom, exame renal (ureia e creatinina), exame hepático (fosfatase alcalina e a.l.t).
Tratamento e medicamentos para cães com anemia
O tratamento para seu cão dependerá da doença que está causando a anemia. Então, o diagnóstico preciso é extremamente importante.
Alguns suplementos alimentares e medicamentos que podem ajudar a tratar a anemia são:
- Metacell pet;
- Hemolitan, disponível em comprimidos e gotas;
- Hemolitan Gold, disponível em comprimidos e gotas,
- Energy Pet;
- Aminomix Pet ou Aminomix Gold, disponível em pó e comprimidos;
- Top dog / Helfine / Endogard / Advocate / Revolution para tratamento de pulgas, carrapatos e vermes nas fezes;
- Doxitrat / Doxifin (Doxiciclina), eficaz na maioria dos hemotozoarios;
- Giardiacid para tratamento de giárdia;
- Zelotril ou Enrotrat para o tratamento de parvoviroses em cães adultos.
Como prevenir a Anemia em Cães
Com certeza, a prevenção é a melhor opção, mas não existe uma maneira única de prevenir a anemia. Os principais cuidados que você deve ter com seu cão são:
- Alimentação: garantir uma alimentação com rações próprias (Premier Pet, N&D, Equilíbrio, Royal Canin) e de qualidade (como as super premium), conforme a necessidade de seu cão;
- Vacinas: manter a vacinação do seu cão em dia irá evitar que ele seja contagiado por doenças perigosas que causam a anemia, como a parvovirose;
- Evitar as pulgas, carrapatos e piolhos: a utilização correta e frequente de antipulgas e carrapatos para cães é fundamental;
- Vermifugação a cada 4 meses;
- Consultas regulares a um médico veterinário.
Com todas essas ações e cuidados, dificilmente seu cão sofrerá com anemia ou qualquer outra doença relacionada.