Acupuntura para Cães

A acupuntura para cães ainda é desconhecida por muitos tutores e ainda esta envolta em diversas mistificações e dúvidas, mas vem se tornando cada vez mais uma alternativa para melhorar a qualidade de vida dos cães de forma menos invasiva e sem necessidade de cirurgias ou medicações contínuas. A acupuntura canina é indicada principalmente para cães idosos ou que começam a apresentar dores ou problemas musculares e ósseos, como displasia, espondilose e outros. Cães que sofreram algum acidente também podem ter diversos benefícios proporcionados com a técnica.

Além de cães com problemas físicos, a acupuntura também pode ajudar cães estressados e inquietos a se acalmarem, cães que estejam fazendo fisioterapia ou outros tratamentos similares, pois ela ajuda a melhorar o fluxo sanguíno, aliviando o processo inflamatório.

Quais os benefícios da acupuntura para cães?

Os benefícios alcançados pela acupuntura canina são diversos e podem ser mais específicos conforme o local que tratamento é feito. De forma geral, os acunpulturistas destacam estes os principais benefícios do tratamento:

  • Alívio das dores: A redução das dores em cães diagnosticados com problemas musculares e ósseos está entre os principais benefícios da técnica. O relaxamento muscular faz com que as dores se tornem menos intensas e seja possível voltar a fazer caminhadas e brincadeiras que também ajudam no tratamento.
  • Diminuição dos remédios: Ao iniciar um tratamento alternativo como a acupuntura os animais apresentam melhoras significativas na disposição para realizar atividades, o que influencia e pode reduzir a quantidade de remédios prescritos para o cão.
  • Relaxamento: Alguns donos de cães ficam preocupados que os animais muito agitados não possam realizar a terapia, mas logo no início do tratamento a acupuntura já acalma o cão. Esse efeito faz com que mesmo animais mais agitados não precisem de sedação para fazer a acupuntura.
  • Melhoria em problemas de pele: problemas como dermatite alérgica, granulomas ou pontos quentes podem responder bem as agulhas porque o aumento da circulação melhora a cicatrização, enquanto a redução da dor diminuirá as reações de coceira.
  • A acupuntura ainda pode ser benéfica para cães que sofrem de alergias, imunodeficiências e mesmo insuficiência renal.

Como é realizada a acupuntura em cães?

Geralmente o tratamento ocorre em séries de 10 a 15 sessões, mas varia conforme a necessidade de cada cão. A sessão de acupuntura tem início com o estímulo dos pontos feitos com auxílio de laser, dependendo do problema que será tratado. Os pontos da acupuntura fazem parte dos 14 meridianos pelos quais flui a energia vital do animal. Após o laser são usadas as agulhas tradicionais, que geral ficam no animal por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida é usado o moxa, que é um bastão de carvão prensado com Artemísia usado para aquecer os pontos e proporcionar relaxamento no local.

Existem riscos associados a acupuntura veterinária?

A acupuntura não é considerado um tratamento invasivo para os cães. No entanto, ela baseia-se na inserção de agulhas em pontos nervosos e estratégicos para proporcionar relaxamento, por isso deve ser realizada por profissionais capacitados. Qualquer pessoa não qualificada para esse tratamento pode errar a colocação das agulhas nos pontos corretos, podendo prejudicar e oferecer riscos ao cão. O ideal é que antes de submeter o cão a um tratamento de acupuntura você converse com o médico veterinário responsável pelo seu cão.

Comentários Fechados.