principais-alergias-caes

Cuidar dos nossos amigos peludos requer muita atenção, como eles não podem nos falar o que estão sentindo, precisamos estar sempre atentos. E um dos problemas que podem afetar a qualidade de vida é justamente a alergia em cães.

É comum que cães se cocem, é a forma que eles têm se aliviar de algum agente irritante. Contudo, quando isso acontece em excesso e está focado em um local específico, pode se tornar um grande problema.

Nesse sentido, separamos as principais alergias que podem acometer nossos amigos peludos para que você se mantenha informado e procure ajuda caso necessário.

Alergia em cães: descubra as principais e como se apresentam

Alergia à mofo

A alergia é algo que incomoda tanto humanos quanto cachorros. Em locais especialmente úmidos ou casas que não são bem arejadas, pode haver o desenvolvimento de fungos, também conhecidos popularmente como mofos.

Ao liberar os esporos (uma espécie de “semente” do fungo), os fungos podem entrar em contato com a pele do pet e causar irritação.

Essa irritação normalmente causa muita coceira que, como consequência, originam uma ferida e também queda de pelo.

Para evitar essa situação, é importante manter a casa sempre arejada, completamente seca e limpa. Para quem possui ar condicionado, a recomendação é deixar o filtro sempre limpo.

Isso também evita que seu pet desenvolva problemas respiratórios.

Picadas de insetos

Aqui as pulgas e carrapatos são os grandes vilões! Além do perigo de transmitir doenças mais sérias, esses artrópodes também podem causar sérios quadros de alergia.

Esse quadro é chamado de dermatite alérgica que é justamente uma reação do contato com algum corpo estranho.

Isso se dá por conta da saliva desses parasitas, eles a injetam ativamente na pele do cachorro para que o sangue não coagule. Isso garante a refeição deles, mas pode causar o quadro de dermatite.

A melhor solução para ela é justamente retirar o estímulo agressivo. Sendo assim, medicamentos que evitem a infestação destes insetos são necessários, além de uma bela faxina para eliminar aqueles que já estão em sua casa.

Reações alérgicas também podem acontecer por picadas de insetos como formigas e até mesmo abelhas. Alergia em cães pode se manifestar por diversas causas.

Para evitar que seu cão seja alvo de pulgas e carrapatos, opte pelos antipulgas. Os mais populares no mercado são o Simparic e o Bravecto.

Ácaros e poeira

Da mesma forma que nós humanos, os cachorros podem desenvolver, sem aviso prévio, alergia a poeira e ácaros. Isso pode se apresentar como um problema respiratório ou mesmo de pele.

Identificar essa condição pode ser complicado porque, a princípio, pode parecer uma alergia sem causa.

Assim como no caso anterior, a melhor forma de tratar e cuidar para que o cão não entre em contato com a causa da sua alergia, é necessário realizar uma boa limpeza da casa e mantê-la sempre limpa e arejada.

Alergia alimentar

Outro ponto rotineiro que pode causar alergia em cães é a alimentação.

A princípio, é comum pensar que o principal efeito desse tipo de alergia é diarreia ou algum outro problema gastrointestinal. Contudo, a coceira ainda é o principal indicativo.

Em alguns casos, quando não identificado a tempo, a coceira pode ser tão intensa que o cachorro começa a se machucar e abrir verdadeiras feridas. Os sintomas também tendem a evoluir para diarreia.

Uma vez diagnosticado por um veterinário, o cachorro deverá ter uma dieta hipoalergênica, as famosas rações medicamentosas. Normalmente elas são produzidas com cordeiro e até mesmo proteínas hidrolisadas.

Dermatite atópica

Essa é uma doença inflamatória que tem caráter genético. Isso faz com que cachorros tenham uma hipersensibilidade a diversos alérgenos presentes em seu ambiente. Eles podem ser pólen, poeira, ácaros etc.

Os principais sintomas dessa alergia são coceira, vermelhidão, descamação da pele, queda de pelo e otite. Essa condição pode inclusive fazer com que seja mais fácil contrair infecções bacterianas ou fúngicas.

É bom ter em mente que essa condição nunca será curada e requer cuidados constantes para não ser exposto aos motivos da sua alergia. O tratamento envolve uso de shampoos para dermatite atópica, suplementação alimentar, adoção de rações hipoalergênicas e até mesmo o uso de medicamentos.

O principal medicamento para tratamento da Dermatite Atópica é o Apoquel, que garante tranquilidade para os cães com dermatite atópica e excesso de coceira.

Lembre-se, a qualquer sinal de alergia, você deve levar seu cão a um médico veterinário para que ele faça o diagnóstico completo. Nunca de medicamentos por contra própria para seus pets.

Aqui no Empório das Patas você encontra os melhores preços de produtos para seu Pet. Confira!

Comments are closed.