alimentos proibidos para gatos

É comum que nós queiramos oferecer algo que consideramos muito gostoso para os nossos gatos, fazer com que eles se sintam queridos e especiais. Apesar disso, é muito importante ficar atento aos alimentos proibidos para gatos!

O mais indicado é você utilizar rações para gatos como alimentação. Uma alimentação incorreta pode trazer inúmeros problemas para o seu bichano, desde uma simples indigestão até mesmo uma reação catastrófica para o seu organismo.

Sendo assim, separamos uma lista para que você nunca falhe com o seu pet e proporcione uma vida longa e saudável para ele.

Alimentos Proibidos para Gatos: o que não deve passar nem perto do seu focinho

Veja abaixo a lista de alimentos proibidos para gatos:

Alimentos salgados

“Fiz uma carne e acabou ficando salgada demais, posso dar para o meu gato para não jogar fora, certo?” ERRADO!

Os rins dos gatos, em especial, são muito sensíveis, inclusive, é uma das partes do seu corpo que os seus donos devem ter mais cuidado.

O excesso de sal na alimentação do bichano faz com que os seus rins sejam sobrecarregados, podendo até mesmo se acumular nos órgãos.

Isso faz com que seja ainda mais difícil eliminar toxinas e outros dejetos que se acumulam em seu corpo. Claro que o exemplo acima é um exagero, contudo, evite alimentos com alto teor em sódio como embutidos para o seu gato.

Chocolate

Assim como para cachorros, chocolate também é incrivelmente tóxico para gatos. A já conhecida teobromina, substância presente no cacau, é causa vômitos e diarréias e ainda pode resultar em taquicardia.

Não se engane, as consequências desse alimento para o seu gato podem ser catastróficas e se em grande quantidade, podem levá-lo a óbito.

Alimentos muito ácidos

Alimentos que podem resultar em uma verdadeira dor de estômago para o seu bichano são limão (e outras frutas cítricas), vinagre etc.

Muitos gatos naturalmente já não gostam de alimentos muito ácidos, contudo, mesmo que eles tenham esse paladar, não ofereça. Eles podem causar mal-estar e até vômitos.

Leite e derivados

Isso é algo completamente contra intuitivo, não é mesmo? Para onde quer que olhemos gatos são figuras conhecidas por gostarem de um bom prato de leite.

Apesar dessa fama, a verdade é que depois do período de amamentação, à medida que eles envelhecem, perdem a capacidade de digerir bem leite e seus derivados.

Isso acontece com a maioria dos animais, na verdade, e as consequências não são muito sérias, contudo, envolve diarreia. Dessa forma, caso o seu gato reaja muito fortemente a essa alimentação ele poderá desenvolver desnutrição com o tempo.

Uvas e passas

Uvas são um grande não tanto paga gatos quanto cães. Mesmo pequenas quantidades desta fruta podem ter consequências seríssimas para a saúde do seu bichano. Sendo assim, ele não pode comer nem mesmo aquela pequena uva que caiu do seu prato.

A uva contém substâncias que podem causar problemas renais repentinos no animal (lembra o que dissemos sobre o cuidado com os rins?).

Não somente, também são capazes de gerar outros problemas gastrointestinais como diarreia, vômito e até mesmo letargia devido ao mal-estar generalizado.

Alimentos muito gordurosos

No rol de alimentos proibidos para gatos, você poderá encaixar abacate, frutos secos, doces, frituras, dentre outros. Isso pode acarretar uma série de problemas além do sobrepeso como insuficiência hepática, problemas renais, diarreias, pancreatite e a lista segue.

Opte sempre por uma alimentação balanceada e, ao introduzir alimentos naturais, tenha certeza de que ela não é muito gordurosa. Mesmo vegetais podem fazer mal ao seu pet.

Peixe cru

Está aí outra armadilha para gatos: o peixe cru. Ele contém uma enzima chamada tiaminase que que destrói a Vitamina B1, essencial para o funcionamento do organismo. Sem ela o felino pode ter convulsões, entrar em coma e até morrer.

Outro ponto é a presença de bactérias que podem causar diarreia e outros problemas, sempre que possível ofereça carnes cozidas (sem sal) para seu pet. Contudo, se ele realmente gostar, deixe que coma no máximo 1 vez por semana.

Comments are closed.