Você sabe como medir a febre em seu gato? Diferente de nós humanos que facilmente pode-se perceber se estamos com febre, com os gatos é um pouco diferente. Você não pode identificar se um gato esta com febre apenas se seu focinho esta quente ou seco. A única maneira certeira para saber se um gato esta com febre é tirar sua temperatura. É importante reforçar que nos primeiros sintomas de febre você deve levar seu gato ao médico veterinário.

A temperatura normal dos gatos varia de 38º a 39,5 graus Celsius. A febre em gatos pode ser considerada quando a temperatura fica acima dos 39.55 graus. Embora a febre seja uma resposta natural do organismo do gato e úteis na luta contra a doença, quando ela é superior a 41.5 graus pode danificar órgãos internos e prejudicar ainda mais o animal. Abaixo vamos explicar melhor sobre as causas, sinais e sintomas de febres em gatos e o que você precisa saber para medir a temperatura e cuidar do seu gato.

Principais causas de uma febre em gatos

Primeiro é necessário entender a diferença entre aumento de temperatura dos animais. A hipertemia é o aumento da temperatura do corpo do gato  e pode ser o resultado de atividade física intensa, ou mesmo pelo fato do gato estar em um ambiente muito quente, mas não quer dizer que ele esteja com febre. A hipertemia é muito comum em grandes felinos. Já a febre é um tipo específico de hipertermia regulada, e ela é o resultado quando o sistema imunológico é ativado por condições como:

  • Uma infecção bacteriana, viral ou fúngica;
  • Infecção por vermes de gatos;
  • Um tumor;
  • Lesão por trauma;
  • Utilização de certos medicamentos;
  • Doenças como o lúpus.

Quando a febre dura mais de duas semanas sem motivo aparente é chamada de febre de origem desconhecida (FUO).

Com identificar sinais de uma febre em gatos

Uma das maneiras mais fáceis de saber se seu gato esta com febre é ficar atento a mudanças bruscas de comportamento. As doenças que causam febre em gatos também podem causar certos comportamentos que lhe ajudaram a identificar a febre. As febres combatem a doença estimulando o sistema imunológico e diminuindo o crescimento de bactérias e vírus. Observe se seu gato apresenta algum destes sinais abaixo:

  • Perda de apetite;
  • Falta de energia ou ausência de atividade diária;
  • Diminuição das brincadeiras;
  • Vômitos ou diarreias;
  • Tremedeiras;
  • Respiração ofegante.

Estes sintomas também podem ser relacionados a outras doenças que seu gato pode apresentar. Você também pode medir a temperatura correta do seu gato com um termômetro retal de uso veterinário. Você pode encontrar este termômetro facilmente a venda na internet.

Cuidado e atenção em caso de febre

Quando os gatos que exibem sinais de febre por mais de um dia ou se a febre estiver acima de 41,5 graus você deve levar seu gato imediatamente ao médico veterinário. Ele é o profissional mais indicado para identificar o que esta causando a febre no seu gato, e então tomar as medidas necessárias para resolver o problema. Se febre for causada por uma infecção bacteriana por exemplo, serão necessários remédios antibióticos. Nunca dê medicação de humanos para seu gato sem o consentimento do seu médico veterinário, pois alguns medicamentos para a febre, como o paracetamol, são tóxicos e muito prejudiciais para os gatos.

Aqui no Empório das Patas, você pode encontrar os melhores produtos para seu Gato, confira!

Comments are closed.